Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24





segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Lar Cristão

FILHOS - O FRUTO DO LAR

Que ninguém pense que uma criança é muito pequena para participar da construção de um lar. As engrenagens de meu relógio são pequenas- algumas muito pequenas, mas todas são muito importantes para manter meu relógio na hora exata. Uma criança pequena pode ser tão malcriada e bagunceira que perturba todos na casa ou tão amável e atenciosa que traga paz e alegria para todo o lar.

Obediência

Há três coisas que os pais devem fazer- Amar, Disciplinar e Ensinar, mas quais são as tarefas das crianças em casa? Qual é a parte delas?

A Bíblia não diz, “Crianças obedeçam seus pais quando eles estiverem certos”. Ela diz,“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.”… mesmo se estiverem errados (Efes. 6:1). Alguns até diriam que não há registros da vida infantil de nosso Salvador. Somente algumas linhas foram registradas sobre sua vida de criança mas estas são reveladoras. Não há palavras mais bonitas que estas sobre Ele, “Ele foi para Nazaré e em tudo lhes era sujeito” (isto é para sua mãe e para seu padrasto). E quem era Jesus? Quem era esta Criança que obedecia? Ele era o eterno Filho de Deus. Era o Criador de todo o Universo, “por Ele foram feitas todas as coisas e sem Ele nada do que foi feito se fez”. Ele era Senhor e Mestre de todos os anjos no céu. Que lição de obediência!

“E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). Muitos jovens têm a idéia de que obedecer e serem submissos a seus pais é humilhante, um tipo de restrição auto-imposta, que os limita. Será que era assim que Jesus via? Sabemos que não. A vida de um jovem não será atrapalhada nem dificultada se seguirem os conselhos de pais cristãos fiéis. Nenhum jovem já ficou desnorteado, podado ou ferido por obedecer às instruções implícitas de pais piedosos. Jesus obedeceu a seus pais terrenos até os trinta anos de idade- até o dia que deixou sua casa para cumprir a missão lhe dada por Deus.

A obediência deve ser absoluta; ela inclui estas coisas, que são ao mesmo tempo agradáveis e desagradáveis. Somente uma condição é mencionada ‘ no Senhor’. Os filhos devem obedecer no Senhor. Um pai cristão pode exigir algo que pareça errado, mas cabe ao filho obedecer “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor”. (Col. 3:20). No entanto, devemos nos lembrar que os pais são falíveis. Nenhuma autoridade humana, de qualquer tipo, estará certa se pedir a alguém que quebre a lei de Deus. Se um pai ou uma mãe obrigar que um filho ou uma filha desobedeça a Palavra de Deus, a
conseqüência cairá sobre este pai ou mãe e não sobre a criança. A Bíblia diz “Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e que fosse lançado no mar.” (Marcos 9:42).

Amor e respeito dos pais

Em tudo isso, temos como certo que os pais têm diante de si a seguinte combinação que segue “filhos obedecei vossos pais no Senhor” que se combina com “pais, não provoqueis a ira em vossos filhos”. O relacionamento é definitivamente de mão-dupla. Se um pai não cristão exigir que seu filho abandone a fé ele trará sobre si as conseqüências e a seus filhos.

Sei que não há palavra mais oportuna a ser dita para nossos jovens que esta. Há uma jovem que tem vergonha de sua mãe. Ela vê que a beleza de sua mãe já se foi, seu vestido não é belo como deveria, suas mãos são vermelhas e mais grossas. A jovenzinha tem vergonha de sua mãe e não deseja que suas coleguinhas venham a sua casa vê-la. Ou a vergonha é por causa de seu pai, cujos ombros arqueados, pele queimada do sol e mãos endurecidas por si só falam dos anos duros de trabalho para propiciar uma vida melhor para seus filhos. A jovenzinha, um jovenzinho às vezes, se envergonha de ter que receber seus colegas com roupas elegantes na frente de ‘seu velho’.

Estes casos não são fruto de nossa imaginação. Todos nós conhecemos muitos deles. Você sabia que estas marcas de trabalho duro, idade, cuidado, e privação falam em alta voz de seu amor por você? Sua mãe e pai receberam estas marcas ao derramar suas vidas e sangue por você.

Você teria vergonha de um homem que só tivesse um olho, tendo perdido o outro na defesa de sua vida? Bem, seu pai e mãe fizeram mais que isso por sua vida. Eles já passaram noites e dias ansiosos. Eles cuidaram de você quando você estava doente. Eles não consideraram seu próprio conforto e prazer, mas ao invés, negaram-se a si mesmos certas necessidades pessoais para que você tivesse mais conforto. Eles levantaram cedo e dormiram tarde para que você tivesse a oportunidade de estudar e preparar-se para uma grande obra no mundo. É de lá que vieram suas marcas, e são marcas santas, você tem vergonha delas?

Um comerciante em uma de nossas cidades mandou seu filho para escola. Ele teve que hipotecar seu negócio para fazê-lo. Ele poupou e se sacrificou, ele e a esposa usavam roupas mais velhas para que o menino tivesse uma roupa melhor no meio daqueles outros meninos e provê-lo de dinheiro. Alguns meses se passaram, uma vontade incontrolável de ver seu filho invadiu seus corações. Eles atrelaram o velho cavalo à carroça (eles já teriam um carro se não tivessem investido no menino) e saíram para a cidade onde estava o colégio a 28 quilômetros. Eles chegaram na hora do encerramento das aulas e viram seu filho, Harry, com um grupo de amigos atravessando o campus. Ao se aproximarem dele, um dos coleguinhas começou a ridicularizar a carroça e o cavalo e as roupas surradas do velho casal. Harry parou, olhou atentamente por um momento para sua mãe e seu pai, ficou vermelho e rapidamente virou as costas e correu, fingindo não conhecê-los. Com o coração partido, o casal começou a difícil jornada de volta e morreram naquela mesma noite.

Se estas palavras caíram nas mãos ou nos ouvidos de algum menino ou menina que é tentado a agir como Harry agiu, eu imploro, não faça isso. Enquanto sua mãe e seu pai, estão vivendo vá até eles, ponha seus braços em volta de seu pescoço e diga o quanto você os ama e aprecia tudo que eles tem feito por você. Se eles não estão ao alcance de seus braços, escreva-os pelo ao menos uma vez! Escreva uma longa carta de amor, apreciação e encorajamento.

Uma criança nunca envelhece demais a ponto de não ser mais criança para seus pais. Portanto, esse amor e respeito deve ser dado a eles enquanto viverem. Poucas coisas na vida são tão boas quanto uma atenção devotada aos pais já velhos pelos filhos crescidos. Isto é muito agradável aos olhos de Deus.

Quando nossos pais envelhecem, eles trocam de lugar conosco. Um dia eles cuidaram de nós e é uma alta honra cuidar deles. Um dia eles enfrentaram tempestades para nos proteger. Devemos agora enfrentar tempestades para protegê-los. Somos fortes agora e eles são frágeis. Que oportunidade temos de amorosamente retribuir parte deste débito. Será, no entanto, apenas em parte! Nenhum filho jamais poderá pagar completamente o amor e cuidado de pais piedosos.

A vida tem poucas satisfações mais intensas que o fato de alguém ter sido verdadeiro, bom e gentil para seus pais no tempo de dependência e necessidade. Isto traz paz ao coração e alma e fará a reunião celeste mais gloriosa por antecipação. Ser capaz de dizer ‘adeus’ para os pais sem nenhum remorso ou oportunidades perdidas é de fato uma benção.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário