Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24





domingo, 7 de abril de 2013

SEMEAR E COLHER EM TEMPOS DE CRISE…



COLHENDO MUITO EM TEMPOS DE CRISE. GN 26:1-35
 

O texto lido começa falando de crise, a crise da fome, produzida pela falta de alimentos e problemas naturais.Todos nós passamos por crises em nossas vidas, elas acontecem em vários níveis e diferentes áreas. Na saúde, na família, no profissional, no emocional, nos relacionamentos, na política, na ciência, na vida financeira, e outras. A fome pode ser resultado de vários fatores, como a falta de uma boa distribuição de renda, falta boa administração, preguiça, e outros. Mais quando falamos de uma crise de fome generalizada principalmente na e no contexto da família de Isaque a crise da fome quase sempre estava relacionada a problemas com o campo, a velha roça era à base da economia do mundo.Tem época de crise que nem mesmo os melhores fazendeiros e agricultores com toda a sua experiência e tecnologia não podem produzir o trigo esperado. No entanto, Isaque supreende a sua geração produzindo em abundancia em uma época em que a meteorologia” só previa o caos e a miséria sobre o mundo.
Hoje temos muitas fontes de riquezas, mais sabe, se tivermos problemas no campo, falta de chuva e outras circunstancias ligadas com a produção do campo, podemos sofrer uma crise de fome, de tal forma que e ainda que tenhamos dinheiro, se não houver produto no campo não teremos como comprar. Nos dois últimos meses no Brasil tivemos um aumento muito grande no preço do feijão, fenômeno causado pela baixa na produção por problemas relacionados ao campo clima e circunstancias da natureza. Da roça vem todas as verduras, frutas e legumes, tudo que precisamos para nossa sobrevivência, basta à falta da chuva na estação certa, que o preço sobe, o que tem dinheiro reclama do preço, e o pobre não come. Isaque como o mundo de sua época experimentou um tempo de crise, mais a sua atitude mudou a história de sua vida, e impactou a vida daqueles que o rodeavam. Quando o mundo sofre uma crise, o povo de Deus também passa por ele, estamos no mundo, compramos, vendemos, fazemos parte da nossa sociedade, mais temos uma visão de mundo diferente, e agimos de forma diferente diante da crise, isso faz diferença nesse mundo. O texto bíblico mostra que em tempos de crise, o povo de Deus não para, investe, acredita e sabe que Deus está no controle, e tem sempre uma saída para a crise do homem, isso sempre faz a diferença, foi assim com Isaque, e não será diferente em nossos dias. Isaque colheu abundantemente em um ano em que o mundo morria de fome, e qual o segredo de tanto êxito, isso é o que veremos nesse texto, que nos mostra o segredo para colher muito em tempos de crises.

EM PRIMEIRO LUGAR, PARA COLHER MUITO EM TEMPOS DE CRISES, É PRECISO SEMEAR SEGUNDO A EXTRATÉRGIA DE DEUS. (GN 26: 2,12 )
Nunca será onde eu quiser e sim onde Deus quer. Ele tem o melhor para mim, e como filho da promessa devo confiar na sua direção. O lavrador inteligente e conhecedor de sua profissão, sabe, que não se pode semear em qualquer lugar. Deus disse a Isaque fique nessa terra!
Hoje em dia muitos lavradores, com a ajuda da tecnologia, fazem estudos da terra, para saber se aquele lugar tem a fertilidade que a semente precisa para se desenvolver e crescer tornando-se uma grande colheita. Claro, na época de Isaque, não tínhamos ainda o serviço da embrapa, mais Isaque tinha uma grande vantagem, os céus estavam ao seu favor, sabia que de cima vinha à solução para um servo de Deus em tempos de crise. Certamente em um de seus momentos de oração e comunhão com Deus, veio a direção de Deus para a sua vida. Às vezes você está querendo investir em uma área quando Deus tem outra pra você. Às vezes você nem sabe o que quer da vida, o que fazer da vida, que caminho ou que carreira profissional deve seguir. Busque a Deus, isaque tinha intimidade com Deus, tinha seus momentos devocionais, de busca da orientação de Deus pra sua vida, como vemos em GN 24:63 que diz: Saíra Isaque a meditar no campo ao cair da tarde. Era um homem que tinha espaço para Deus em sua agenda diária, e dessa forma, podia ouvir a Deus e receber sua direção e as estratégias para o caminho do sucesso em sua vida.
Em um desses dias de meditação, Isaque recebe uma visita especial de Deus, que mudaria para sempre sua história e deixaria a marca da intervenção de Deus na sua geração. Diz a palavra do Senhor: Apareceu-lhe o Senhor, e disse: “Não desças ao Egito, fica na terra que eu te disser “ Gn 26:2).
 
O Egito na bíblia, tém vários significados para o povo de Deus, como por exemplo: lugar de escravidão. Na época de isaque o Egitao já era uma grande força no cenário mundial. Muitos povos ao longo da história, em seus momentos de crises, se aliançavam com o Egito, a fim de não sofrerem com a crise. Lembre-se que na época de Jacó, o mundo teve fome, José foi vendido ao Egito como escravo, mais Deus, o tornou senhor o das plantações, o senhor da terra, de tal forma que o mundo inteiro vinha a José no Egito para não morrerem de fome. O texto diz que Deus impede a isaque de descer ao Egito, e lhe mostra a terra de gerar. Isaque seguiu a direção de Deus para sua vida. Muita gente deseja crescer, prosperar, seja no comercio, na família, nos relacionamentos, na empresa e projetos de vida, no entanto nunca buscam a direção de Deus, não consultam a Deus, pra saberem se esta ou aquela é à vontade de Deus pra vida delas, e muitas vezes são consumidas pela crise, quando deveriam crescer, prosperar, e vencer a vida, se tão somente seguissem a direção de Deus. Vivemos um tempo de crises, o contexto é outro, mais a crise está a nossa volta, são tantos profissionais lutando por tão poucas vagas de emprego, a concorrência é cruel e desleal, mais creio que o Senhor tem saída pra você, e oro que ele te oriente nesse momento, e te mostre o caminho certo a seguir, a estratégia certa a executar, e que ele coloque os teu pés sobre terreno fértil, e faça produzir a cem por um como Isaque, de tal forma que você seja conhecido como vencedor, e alguém que vive o milagre de Deus, de colher muito em tempos de crises.

EM SEGUNDO LUGAR , PARA COLHER MUITO EM TEMPOS DE CRISES, É PRECISO CONTARMOS COM A BENÇÃO DE DEUS EM NOSSOS MINISTERIOS OU EMPREEDIMENTOS ( GN 26: 2,3, 12 )
 
Fica na terra que eu te disser; habita nela, e serei contigo e te abençoarei… (v:2-3). Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava, ( v 12).
Nos momentos de crises, é comum você ver as pessoas reagindo de diferentes maneiras. Muitas reclamam da vida, muitas desistem da vida, muitos falam mal dos políticos, outros cruzam os braços, muitos se refugiam nos vícios, outros buscam as obras de ocultismos, e outros reagem de forma incrédula, não acreditando em dias melhores. Isaque prosperou, porque teve a benção de Deus no seu trabalho.È claro que ele trabalhou duro, todos nós sabemos que o trabalho do campo é difícil e cansativo. Mais sua esperança em Deus, sua comunhão com Deus, sua fé em Deus, o levava a orar trabalhando e trabalhar orando pedindo a Deus a benção sobre a semente que ele jogava na terra. Certamente ele pedia a Deus a benção da chuva, o livramento das pragas do campo, e esperando em Deus com muita expectativa, a benção da multiplicação. Muitas vezes as pessoas querem prosperar a todo custo, de qualquer forma, de qualquer jeito.
A vida não funciona sem Deus, o mundo vive como se não dependesse de Deus, mais isso é uma ilusão, é impossível. È só cair enfermo no hospital, o homem já fica desesperado, e quando é desenganado pelos médicos, nem se fala, infelizmente, muitos só conseguem reconhecer que precisam de Deus, quando são levados a um leito no hospital, e descobrem o que nós já sabemos, todos nós dependemos de Deus. Nossas conquistas pessoais são frutos do amor que ele tem por nós. Ele é quem nos dá vitória, ele é quem nos dá saúde para trabalhar, ele é que nos dá as oportunidades de trabalho. Quantas pessoas queriam ter um trabalho como o que você tem, claro não é fácil, você batalhou por isso, mais o Senhor esteve ao teu lado todo o tempo, do jardim de infância até a faculdade, do zero ao cem. È o Senhor que nos tira do nada e nos abençoa colocando-nos em lugar de honra. E se isso não aconteceu ainda em sua vida, quero orar por você, e motivá-lo a colocar sua vida nas mãos Deus, a reconhecê-lo em todos os seus caminhos e sobre todos os seus projetos de vida. Tenho certeza que a benção chegará a sua vida, a vida tocará a sua existência, e a providencia divina mudará caos, trará solução, abrirá caminhos, fará diferença em sua vida. È hora buscar ao Senhor, reconhecer sua ajuda, e entrar debaixo do manto da benção de Deus, sua vida vai mudar pra melhor, e assim como Isaque, você vai colher muito, mesmo que as pessoas falem que os dias são difíceis, você tem a chance e pode prosperar em Deus em tempo de crises.

EM TERCEIRO LUGAR, PARA COLHER MUITO EM TEMPOS DE CRISES, É PRECISO PERSEVERARARMOS DIANTE DAS ADVERSIDADES E CIRCUNSTANCIAS DA VIDA. ( GN 26:8)
O texto que lemos diz que Isaque permaneceu muito tempo naquela terra. O grande problema da maioria das pessoas no planeta, é a falta de garra, perseverança e persistência. São pessoas que vivem dentro de um ciclo de mudanças de metas e propósitos e nunca conseguem chegar alugar nenhum. È preciso permanecer na terra dos sonhos de Deus pra você, persistir num só propósito, não saia da meta, não olhe pra direita nem pra esquerda, siga em frente, você vai conseguir conquistar sua meta, vai colher o que está plantando com muita paciência e perseverança. São muitos o que começam a faculdade e não chegam à metade do curso, são muitos os que começam bem no emprego, mais com as lutas, as dificuldades de adaptação, a concorrência, as limitações pessoais, a mania de perseguição, e os problemas de relacionamentos mal administrados, os levam a fracassar.
 
Isaque perseverou, não desistiu, mesmo em meio à perseguição e oposição dos concorrentes ou adversários. Essa é uma foto do poço cavado por Isaque, símbolo de trabalho, perseverança e garra desse homem que aprendeu enfrentar as lutas, não abrir mão de seus sonhos confiar em Deus, e esperar a maturidade dos frutos. Ele teve que enfrentar oposição daqueles que tinham inveja do seu crescimento e do seu trabalho. Seus adversárias, entulharam o poço que ele havia recebido de herança do seu pai. O pastores de Isaque cavaram outros poços, e os inimigos seguiam entulhando com lixos. È assim, muitas vezes, você ta indo bem, e chega alguém pra jogar lixo no seu poço, tentam sujar o poço de sua empresa, do seu trabalho, dos seus sonhos. Tentam destruir o poço do seu casamento, dos seus relacionamentos, dos seus projetos. È o diabo tem inveja de quem persevera, e fará de tudo pra ver você desistir de beber da água viva da benção que Deus tem pra você. Mãe continue cavando, sua perseverança os fará desistir.
Isaque, cavou, cavou, cavou, até que seus inimigos desistiram de lutar contra sua perseverança. Ele sabia que à vontade de Deus para ele naquele momento era permanecer em gerar, e ele colocou o coração naquele lugar, trabalhou duro, semeou com paciência, esperou com perseverança até ver o fruto do seu árduo trabalho. Uma grande colheita, é um projeto pra que persevera, pra quem não desiste nunca, pra quem espera a chuva, pra quem sabe viver as estações, pra quem acredita no furo, pra que sabe esperar a maturidade do fruto que só pode ser produzida ao longo tempo. Se você é impaciente não poderá esperar o tempo da colheita que Deus tem pra você, a não ser que você mude coração, e aprenda a esperar em Deus, faça isso, como Isaque, e desfrute de uma grande colheita em sua vida!
VOCÊ NÃO NASCEU PRA DESISTIR, Deus tem uma história de conquistas pra você, busque-o em oração, participe de uma igreja, procure cultuar e celebrar a Deus, Leia a palavra de Deus “a Bíblia” nela você encontrará a direção de Deus pra sua vida e o rumo para suas conquistas. Você deseja colher muito, prosperar na vida, então, siga a vontade de Deus pra você, conte com a benção de Deus, e nunca desista!
 
QUERO ORAR POR VOCÊ!
 
Senhor meu Deus, tu és o mesmo que abençoou a vida de Isaque, e o fez prosperar em tempos de crises. Abençoe essa vida o pai, que lê essa oração nesse momento em Nome de Jesus. Mude sua história, abre os caminhos, dê-lhe perseverança Senhor, que essa pessoa possa vencer seus obstáculos, colher novos frutos, e realizar seus sonhos de conquistas, em nome de Jesus, Amem, e Amem!
 
Texto de Pr Afranio Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário