Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24





quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

“Quero trazer a memória o que me pode dar esperança”


 Lamentações 3.21

            O livro de lamentações foi escrito por Jeremias durante o período triste da historia de Judá quando foi invadida e devastada pelos babilônios que além de destruir os muros e queimar o templo ainda levou consigo os melhores e mais produtivos cidadãos de Judá – O cenário é o mais catastrófico possível – as cenas de horror e de desolação saltam a vista do profeta que acompanhou tudo de perto – (II Reis 25 temos um pouco do pano de fundo desta invasão)
            O livro é um poema sombrio de um coração dilacerado pela dor - (Não bastasse o que havia acontecido com seu povo, com ele a vida foi dura – rejeitado durante todo seu ministério, viveu sob a sombra de ameaças de morte o tempo todo, viveu boa parte da vida dentro de um calabouço frio, sombrio e úmido).São cinco capítulos divididos em 22 versículos cada deles começando com uma letra do alfabeto hebraico. A tradição diz que os judeus anualmente liam este livro no mês de julho e choravam juntos a queda de Jerusalém.
            Talvez a pergunta que nos sobrevêm seja: O que é que eu posso aprender com todos estes lamentos?
            Engana-se quem pensa que esta é uma mensagem triste, ela é na verdade um balsamo para a nossa vida – Ela é uma mensagem extremamente útil porque quando menos esperamos as estações da nossa vida muda, a noite e as tempestades nos alcançam – os cenários mudam – De uma hora para outra o telefone toca trazendo uma noticia que nos desestabiliza, os nossos maiores medos nos sobrevêm – Olhamos a nossa volta e não há nada em que podemos agarrar, não há remédios para nossa dor, não há recursos que nos traga esperança – Nestes momentos o dinheiro, a fama, os títulos, a ciência com todo seu ceticismo não podem nos confortar.

O que fazer para ter esperança em um cenário de desesperança?

            Este livro tinha tudo para ser frustrante, mas não é porque Jeremias nos ensina que é possível ter um coração cheio de esperança em um cenário de desolação;

            Nos Capítulos 1 e 2 ele nos dá uma idéia do cenário que esta contemplando (seu presente), no capitulo 3 ele se lembra de sua vida sofrida (Passado) o resultado disto está no versículo 18 “Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no SENHOR.”- 

Muitos de nós estamos assim, olhamos para as circunstancias, para nosso passado e isto nos angustia, tira de nós as forças e a esperança de continuar.

No meio do Caos, no meio das circunstancias mais difíceis é possível ter esperança apenas quando

1-Mudamos o foco de nossas vidas e olhamos para Deus –
            Jeremias diz: “eu quero trazer a memória o que me pode trazer esperança...” ele muda o foco – Ele se propõe a ter uma mudança de mente e de olhar - o passado me traz dor, o presente me causa medo e angustia, mas há um Deus que esta assentado no seu trono. Quando ele faz isto seu coração de lamento se transforma em um coração cheio de esperança, as palavras melancólicas, tristes dão lugar a expressões otimistas que traduzem esperança.

      Esse olhar para Deus muda nossa visão do mundo, das circunstancias, pois as situações se tornam pequenas diante de sua grandeza – E isto acontece não porque enxergo a onipotência de Deus, mas porque eu enxergo um Deus que é:
2.1 – Misericordioso e bom V.22 (חֶסֶד (resed) – zelo, o cuidado, o ardor do coração) - (Lm 3.23)– (Misere – O que sofre  / Cordis – Coração – É o que tem o coração voltado para os que sofrem – Deus não está alheio aos meus sofrimentos – Eu posso ter esperança porque como disse Jó “Eu sei que o meu redentor vive e que por fim se levantará em meu auxilio” ele não vai me deixar assim – Eu me recuso acreditar que o meu redentor ficar inerte, passivo diante desta situação – Ele vai se levantar e quando isto acontecer tudo será diferente. – Não estamos sozinhos no mundo – Ainda que Ele não nos livre das circunstancias, Ele nos livra nas circunstancias. Deus age com bondade para com todos, mas a misericórdia é para aqueles que tem aliança com Ele, é assim que o termo é usado no A.T) – E o mais profundo é que esta disposição, cuidado de Deus para comigo se renova todas as manhãs.
Jeremias sabia que tudo aquilo era conseqüência do pecado, entretanto havia uma certeza que este Deus era misericordioso.(Porque não são as circunstancias que dizem pra mim que Ele me ama e me quer bem, há dentro de mim está certeza – por isso que Habacuque diz 3.17-18 “ainda que a figueira...”

2.2 – Deus Fiel (אֱמוּנָה – emunah – firmeza, fidelidade, estabilidade, imutabilidade, estabilidade (imutabilidade de Deus) (Lm 3.24) – A fidelidade de Deus, é a capacidade de Deus de cumprir o que nos prometeu –“se formos infiéis Ele permanece fiel, porque não pode negar-se a si mesmo”II Timóteo 2.13 - A fidelidade de Deus não é uma qualidade de Deus é parte do próprio Deus, negá-la é o mesmo que negar a si mesmo.
Haverá momentos em nossas vidas em que vamos ser desafiados a escolher entre o que nossos olhos vêem e o que Deus nos diz (há alguns anos antes Deus convidou Jeremias para descer na casa do oleiro (Jeremias 18) e observá-lo fazendo um vaso – Ali Deus estava dizendo – que o vaso seria refeito Jeremias 18.6 “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."
      Portanto, creia porque é dEle a ultima palavra – Ela não é dos médicos, ela não esta nas mãos do seu chefe, do entrevistador, do avaliador das bolsas de estudo, do gerente geral, do governo e seus governantes –
Deus continua sendo Deus – as próximas paginas da minha vida ainda estão em branco e Ele tem o poder de escrever um nova história e a primeira palavra a ser escrita é um “mas”.



CONCLUSÃO – Portanto, no meio da tribulação, quando tudo parecer contrário, feche os olhos para tudo que esta a seu redor e se lembre: Haverá sempre a possibilidade de um “mas”, desloque seu olhar para o seu Deus que é misericordioso, bondoso e fiel –

Jeremias ainda estava vivo e pode ver com seus próprios olhos o povo regressando, os muros sendo erguidos e as promessas de Deus se cumprindo – Não deixa que as circunstâncias tenham a ultima palavra ela pertence ao Deus.

"E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la."  (Jeremias 1 : 12)
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"  (Números 23 : 19)
"Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos."  (Malaquias 3 : 6)
Hebreus 13.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário